Em dez anos de existência, titulamos um total de 157 mestres, 72 doutores e 13 pós-doutores com um tempo médio inferior ao previsto e com publicação resultante do desenvolvimento de seus projetos seja na forma de artigos ou de patentes. Em uma visão mais específica do nosso programa de pós-graduação, no que tange o egresso do curso de Mestrado do PPBI, visamos à formação e qualificação do profissional para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, identificação e desenvolvimento de moléculas ativas e o estudo de sistemas de interesse biológico e médico. Neste curso, o egresso, após ter a oportunidade de permear metodologias e abordagens clássicas, contemporâneas e atuais, mantendo sempre uma visão sistêmica dos organismos envolvidos, pode realizar a pesquisa demandada pela questão que se apresenta, considerando ainda a divulgação cientifica do conhecimento gerado nos ambientes acadêmicos e industriais/empresariais. De modo complementar, o doutor formado no PPBI estará capacitado para executar estudos que poderão abranger desde a obtenção de produtos bioativos e avaliação biológica nas suas diferentes possibilidades, até a aplicação de novas tecnologias e do conhecimento gerado, com estudos sistemáticos, estando capacitado tanto para a geração quanto para a transmissão de conhecimentos nas áreas de Ciências e Biotecnologia. Sendo assim, os egressos dos Cursos de Mestrado e Doutorado e os pós-doutores do PPBI são formados para atuar na pesquisa e docência em níveis acadêmicos e empresariais/industriais, capazes de promover o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Ciências e Biotecnologia, o que inclui o desenvolvimento de habilidades e aptidões para:
a) Trabalhar com seriedade, responsabilidade e ética em termos de temática e de competências;
b) Ser capaz de se manter atualizado, inclusive utilizando novas ferramentas, reconhecendo as fontes locais para sua atualização.
c) Mobilizar recursos em diferentes línguas, nas formas oral e escrita, nos seus diferentes registros e variedades em termos de estrutura e aplicações na área (ex: apresentações, resumos, artigos e patentes) de modo contextualizado e aplicado aos ambientes acadêmico e empresarial.
d) Trabalhar em equipe com gestão criativa e sustentável, demonstrada pela criação de novo conhecimento validada pela obtenção de patentes e/ou por publicações em bons veículos científicos.
e) Refletir analítica e criticamente sobre os processos de divulgação e de ensino e aprendizagem da Biotecnologia;
f) Integrar o ensino e a pesquisa simultânea e continuamente visando à formação com uma perspectiva científico-humanística, considerando inclusive os indivíduos com necessidades especiais.
g) Apresentar uma formação acadêmica de alta qualidade em sintonia com as diretrizes nacionais de desenvolvimento científico e tecnológico do país em especial na compreensão dos sistemas biológicos com uma visão aplicada, sem perder a perspectiva do todo, participando no crescente aumento da demanda qualificada nesses campos.
