Criado em 2010, o PPBI iniciou como Programa de Pós-Graduação em Biologia das Interações, vinculado à área de Ciências Biológicas – I da CAPES, com foco na formação de mestres e doutores com alta qualificação científica. O programa propunha uma compreensão integrada dos níveis moleculares, celulares e sistêmicos dos processos biológicos, com uma visão holística e pluridisciplinar, envolvendo áreas como Genética, Biologia Celular e Molecular, Biologia Geral e Biologia Computacional, além de conexões com ensino e divulgação científica, incluindo produção de materiais didáticos inclusivos.

Em 2012, ao identificar afinidade com a área aplicada da Biotecnologia, o programa migrou para essa área na CAPES e passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (PPBI). Apesar da mudança, manteve sua visão original, agora voltada ao desenvolvimento de conhecimento e expertise em Biotecnologia.

Devido a mudanças graduais no perfil dos trabalhos desenvolvidos, verificamos que nossas pesquisas eram bem interdisciplinares. Desta forma, no ano de 2017, migramos para a área interdisciplinar da CAPES.

O PPBI forma profissionais capacitados a desenvolver projetos empreendedores, inovadores e aplicados, atendendo às demandas de pesquisa e divulgação científica no Brasil. Além das disciplinas formais, a formação inclui atividades de pesquisa e ensino, como seminários semanaisconferênciaspreparação de cursos, produtos e patentes, e redação de artigos científicos, promovendo a divulgação e o acesso ao conhecimento gerado, conforme definido em seu regimento.

Translate »
Ir para o conteúdo